Música

Chico Batera

Chico Batera

Parceira do projeto Niterói Além da Ponte, a cidade de Itatiaia recebe no domingo, 14 de julho, o Chico batera Trio. O evento agendado para a Praça da Emancipação, Bairro Campo Alegre, começa às 20h. 

Assim como flauta, pandeiro e violão ou sanfona, zabumba e triangulo, o Trio, piano, baixo e bateria, apesar das origens jazzísticas, pode ser considerado como uma das formações típicas da música brasileira, especialmente numa de suas melhores fases. Estamos falando dos anos 60, quando apareceram vários destes grupos como o Zimbo, Tamba, Bossa 3 etc. 

O Chico Batera Trio foi criado baseado nesta concepção de trio (adicionando o vibrafone), procurando manter a mesma sonoridade da época, utilizando-se de temas atuais, e apresentando ao público sua maneira simples e ao mesmo tempo sofisticada de se tocar música instrumental no seu melhor estilo. 

Bateria, vibrafone, piano e baixo. A esses elementos estão comprometidas as experiências indiscutíveis destes músicos brasileiros, que emprestam seus talentos a artistas que hoje representam um dos mais importantes e significativos segmentos da nossa música. Bossa Nova, jazz, sambas e choros são a base do arsenal musical do Trio. 

Chico Batera

Nascido em 1943, em Madureira, Rio de Janeiro, filho de uma pianista, Chico Batera teve seu primeiro contato com a percussão no Império Serrano. Aos 17 anos tornou-se músico profissional, tocando nos shows de Carlos Machado e no famoso Beco das Garrafas, berço da Bossa Nova. Com o sucesso da música brasileira no Carnegie Hall, em Nova York, Chico foi para os Estados Unidos acompanhando Sérgio Mendes em missão cultural apoiada pelo Itamaraty. 

O músico se destacou pela riqueza e diversidade rítmicas e acompanhou artistas da importância de Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e The Doors. Na década de 70 gravou com João Gilberto no México e foi integrante da banda de Cat Stevens. De volta ao Brasil nos anos 1970, trabalhou com Elis Regina, Martinho da Vila, Gal Costa, Simone, Djavan, João Bosco e Fagner e há mais de 30 anos acompanha Chico Buarque, tendo co-produzido o álbum de 1989 que leva o nome do compositor e inclui o grande sucesso "Vai Passar". 

SERVIÇO

Chico Batera Trio
Data: 14 de julho, domingo
Horário: 20h

Local: Praça da Emancipação, Bairro Campo Alegre - Itatiaia
ENTRADA GRATUITA