Música

Duo Marcelo Martins

Duo Marcelo Martins

Acompanhado do Tecladista Marcos Nimrichter, Marcelo Martins se apresenta na Concha Acústica de Rio das Ostras, na sexta-feira, 07 de junho, às 21h. 

Atração do Projeto Niterói Além da Ponte, na cidade de Rio das Ostras, o saxofonista, flautista e arranjador Marcelo Martins possui uma carreira consolidada que começou ainda na infância. Com apenas oito anos, iniciou seus estudos na Orquestra Típica La Salle, onde tocou flauta doce, flauta transversa e saxofone alto. Cursou Teoria Musical no Conservatório de Música do Rio de Janeiro e desde então vem se dedicando especialmente ao estudo e prática do sax e da flauta. Sua incursão no mercado da música profissional teve início na banda de Claudio Zoli. Fez parte, também da banda do cantor Nico Rezende. Participou como músico e compositor das bandas do baixista Arthur Maia, do baixista Nico Assunção e do guitarrista Ricardo Silveira. 

Em 1989, foi convidado pelo cantor e compositor Djavan a integrar sua banda participando da gravação e turnê de seis discos do artista. Gravou e/ou acompanhou grandes nomes como Gilberto Gil, Gal Costa, João Bosco, Caetano Veloso, Flávio Venturini, Zé Ricardo, dentre outros. Seu primeiro disco solo, intitulado "Do Outro Lado", veio em 2013. O artista acompanhou também Caetano Veloso, na gravação do CD "Fina Estampa" ao vivo, assim como fez parte da banda do compositor durante um mês de show no Rio de Janeiro. Atuou na gravação da trilha sonora do filme "Tieta", de Cacá Diegues, composta por Caetano Veloso e Jaques Morelenbaum. Também participou das gravações dos dois últimos discos de Flávio Venturini.  

Seu trabalho mostra que Marcelo é um apaixonado pela música, pelo saxofone e por Niterói. "O saxofone é um cantor, mas eu não curto essa coisa gratuita do sax solista. Além disso, pouca gente conhece esse meu lado de arranjador e aproveitei o tempo para criar texturas que valorizassem as melodias com o máximo de bom gosto Do Outro Lado, além da referência lógica com Niterói, também é uma alusão à vida, à necessidade de aprender a olhar e entender o outro lado das coisas, o outro lado da vida", conta Martins. Com o tecladista Marcos Nimrichter, Marcelo montou um Duo que percorre toda a cena de Jazz do Eixo Rio-Niterói. 

Nimrichter começou na vida profissional aos 13 anos, tocando em regionais, conjuntos de baile, casas noturnas e grupos de choro. Desde então, vem participando em shows, CD's e DVD's com Dori Caymmi, Gilberto Gil, Flávio Venturini, Chico Buarque, Francis Hime, Milton Nascimento, Cássia Eller, Emílio Santiago, Moacyr Santos, Maria Bethânia e Ed Motta entre outros. Trabalhou no cenário internacional com Al Jarreau, Stanley Jordan, Michel Legrand, Billy Cobham, Kenwood Dennard e Jean Pierre Zanella. 

Na música instrumental brasileira, tocou em shows e gravações com Hermeto Pascoal, Leo Gandelman, Wagner Tiso, Victor Biglione, Márcio Montarroyos, Paulo Moura, Nivaldo Ornellas, Arthur Maia, Ricardo Silveira, Mauro Senise, Idriss Boudrioua, Raul de Souza, Pascoal Meirelles, entre outros. Participou como pianista e tecladista de espetáculos musicais, como "Theatro Musical Brasileiro", "Nosso Sinhô do Samba" e "Noel Rosa".


SERVIÇO

Niterói Além da Ponte
Duo Marcelo Martins
Data: 07 de junho, sexta-feira
Horário: 21h

Local: Concha Acústica de Rio das Ostras - Praça São Pedro, 83
ENTRADA GRATUITA