Música

Facção Caipira

Facção Caipira

Conhecida por unir raízes do blues ao rock brasileiro, a Facção Caipira é uma das atrações do Projeto Niterói Além da Ponte, na cidade de São Pedro da Aldeia. Um dos nomes mais originais da cena musical do Rio de Janeiro, em 2018, a banda se apresenta na Praça Hermógenes Freire da Costa, no dia 05 de julho, sexta-feira, às 19h. 

A trupe lançou em 2012 seu primeiro EP, que alcançou 13 mil downloads em seu site oficial. Em 2014, chamou a atenção do Brasil no reality show "Mais Vinicius, Por Favor", do canal Multishow. O programa foi uma homenagem ao centenário do poetinha e contou com a participação de importantes nomes do cenário independente brasileiro. Posteriormente, a Facção foi selecionada para o programa Superstar, da Rede Globo, disputando com bandas de todo o Brasil e impressionando o público com a força de suas performances ao vivo. 

Em 2015 a Facção Caipira lançou seu primeiro álbum, o festejado "Homem Bom". Intenso e orgânico como as apresentações da banda, o álbum rendeu 3 anos de turnê por estados como RJ, MG, SP, ES, RO,MT,PR; com destaque para passagens pelo Circo Voador (RJ), Imperator (RJ), Festival Roça n' Roll (MG) e lançamento internacional no Lago Ranco, no Chile. 

Ao final de 2016, foi lançado o primeiro clipe da banda, "Levada". Em janeiro de 2017, foi a vez do clipe de "Ex Fumante" e atualmente ambos somam 60.000 views no youtube. Em abril de 2017, a Facção participou da segunda temporada do programa Estação Roquenrou, do Canal Brasil, com a apresentação de Dé Palmeira e ao lado de grandes artistas como Ney Matogrosso, Frejat, The Baggios e O Terno.

Hoje, a Facção ousa ao misturar o stoner rock com o brega, passeando pela MPB e blues com pitadas brasileiras de frevo, marchinhas e outros atrevimentos. O 1º single-clipe de "Do Lugar Onde Estou já Fui Embora", álbum em produção, teve lançamento exclusivo do "Tenho Mias Discos Que Amigos -TMDQA) em Agosto de 2018. "Vaidade" funciona como um divisor de águas na trajetória dos caipiras. 

Algumas inéditas do novo trabalho já constam nos shows da banda, que foi selecionada,em 2018, para os showcases da feira Rio2C - maior evento de entretenimento, criatividade e inovação da América Latina. Desde 2017, a Facção Caipira se apresenta como power trio, com uma proposta ainda mais visceral. Jan Santoro (vocais e guitarra), Vinícius Câmara (baixo) e Renan Carriço (bateria)  decidiram morar juntos na região oceânica de Niterói e transformaram a sala da casa em um estúdio profissional, o Quintal Estúdio, onde fazem produção musical para outros artistas e realizam eventos de música que movimentam a cena autoral da cidade. O novo momento e o convívio diário foram inspiração para composições. 

 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte
Facção Caipira
Data: 05 de julho, sexta-feira
Horário: 19h

Local: Praça das Águas - Bom Jesus do Itabapoana
End: Avenida São Pedro 322, Centro
ENTRADA GRATUITA