Música

Ivan Mendes

Ivan Mendes

Fechando o Projeto Niterói Além da Ponte, a cidade de Volta Redonda recebe no domingo, 07 de julho, às 11h, o clarinetista Ivan Mendes. Apaixonado pela música desde pequeno, começou a brindar com instrumentos nas rodas de choro realizadas no quintal de sua casa, frequentada por músicos como Jonas Pereira, Ronaldo do Bandolim, Carlinhos Leite, Walter Maciel, entre outros. O evento acontece no Memorial Getúlio Vargas, no bairro Vila Cecília. 

Em 1993 começou a estudar clarineta na Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, tendo aulas com o clarinetista Cristiano Alves. Com a Banda se apresentou pela primeira vez na Sala Cecília Meireles e em
festivais pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Em 1998 formou-se em Teoria Musical pelo Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, tendo como mestres, os clarinetistas André Góes, Rui Alvim, Fernando Silveira e José Botelho. 

Aos 12 anos de idade estreou como solista de choro no projeto "Novos Sambas, Jovens Bambas", realizado no Teatro Gonzaguinha, no Rio de Janeiro, com o grupo "Dobrando a Esquina". Nesse mesmo ano apresentou-se como clarinetista da Orquestra Livre Universo da Universidade Salgado de Oliveira, no interior de São Paulo com a ópera "Libertas", sobre a Inconfidência Mineira, sob regência do maestro Coelho de Moraes. 

Em 1996 participou do lançamento da revista "Roda de Choro", realizado no bar Encontros Cariocas, tocando ao lado do clarinetista Paulo Sérgio Santos que mais tarde veio a ser seu professor. Ainda nesse ano, ingressou na Banda Musical do Colégio São Vicente de Paulo, em Niterói, atuando com primeiro clarinetista, com a qual conquistou o primeiro lugar no XXI Encontro Estadual da Bandas de Músicas Civis no Pólo de Valença, no Rio de Janeiro. 

Em 1997 criou seu primeiro grupo de choro "Os Brasileirinhos" com outros músicos iniciantes. Integrou o grupo Candongueiro, conjunto efetivo da casa de samba Candongueiro em Niterói. Foi um dos fundadores do grupo de samba e choro "Unha de Gato". 

SERVIÇO

Projeto Niterói Além da Ponte

Ivan Mendes

Data: 07 de julho, domingo
Horário: 11h

Local: Memorial Getúlio Vargas

End: Bairro Vila Cecília - Volta Redonda

ENTREADA GRATUITA