Música

Marcos Nimrichter

Marcos Nimrichter

Após a gravação do álbum Trio$(2016), onde contou com três formações contrabaixo-bateria diferentes, o pianista Marcos Nimrichter escolheu, para pegar a estrada, dois amigos de longa data: o baterista Rafael Barata, que participou da turnê do primeiro álbum de Nimrichter, em 2004, e o contrabaixista catarinense Jefferson Lescowich, que conheceu em Itajaí, em 2006, durante uma apresentação de Dori Caymmi. De lá para cá foram diversas apresentações, em contextos diferentes e, se a amizade já era grande, o entrosamento musical ficou ainda maior e se constitui na marca registrada do Marcos Nimrichter Trio. 

E é esse o show que a cidade de Paraty recebe na sexta-feira, 21 de junho, às 22h, na Praça da Matriz. O evento é parte do Projeto Niterói Além da Ponte. 

Pianista, acordeonista, compositor, arranjador, produtor musical, apresentador de TV e professor, Nimrichter, começou a estudar música aos 4 anos idade. Ao longo de uma já consagrada carreira, lançou cinco CDs e participou de projetos com Chico Buarque, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Cassia Eller, Winton Marsalis, Al Jarreau, Stanley Jordan, entre outros. 

Apresentou e dirigiu, por três anos, o programa Estúdio 66, do Canal Brasil, onde recebia convidados para improvisações musicais, incluindo João Bosco, Caetano Veloso e Ed Motta, além dos melhores instrumentistas do país.

Destacam-se entre os seus trabalhos mais recentes o CD/DVD "Querência" (2012), pelo selo Coleção Canal Brasil, e a trilha sonora original do filme "Dossiê Jango", de Paulo Henrique Fontenelle, uma turnê com a cantora Maria Bethânia. 

Jefferson Lescowich, natural de Jaraguá do Sul(SC) e residente no Rio de Janeiro desde 2008, tornou-se um dos baixistas mais requisitados da cena musical carioca. Além de integrar o "MN Trio", Jefferson acompanha
regularmente o compositor e cantor Dori Caymmi, além de Marcos Valle, Mauricio Einhorn e Chico Batera, dentre tantos outros. 

Rafael Barata, carioca do Grajaú, acompanha há 10 anos a pianista Eliane Elias, brasileira radicada nos EUA, além de tocar regularmente no Cello Samba Trio, de Jaques Morelenbaum, e fazer workshops e ministrar cursos de bateria por todo o planeta.

Marcos Nimrichter Trio já se apresentou no Billboard (Tokyo), no Blue Note Rio, na Festa da Música, em Belo Horizonte, no projeto Jazz pra Sete, no Imperator, Rio de Janeiro, no festival Vive La France! e no Teatro Municipal de Niterói, dentre outros palcos, além de ser uma das maiores atrações do jazz club TribOz, no Rio de Janeiro, sempre com lotações esgotadas. 

Gravado ao vivo no belíssimo Teatro Municipal de Niterói, o álbum "Ao Vivo no Municipal" (2018) traz a presença do baterista Renato "Massa" Calmon, com quem Nimrichter e Jefferson também têm estreita afinidade musical. Além de Renato também foram convidados, para participações especiais, o saxofonista Marcelo Martins e o guitarrista Paulinho Guitarra, ambos naturais de Niterói (assim como Nimrichter) e parceiros musicais de longa data do pianista e compositor. 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte

Marcos Nimrichter Trio

Data: 21 de junho, sexta-feira
Horário: 22h

Local: Praça da Matriz

Endereço: Rua Dona Geralda, s/n  - Paraty

ENTRADA GRATUITA