Música

Sergio Chiavazzoli

Sergio Chiavazzoli

A cidade de Resende, parceira do Projeto Niterói Além da Ponte, recebe na sexta-feira, 21 de junho, às 20h, o instrumentista Sérgio Chiavazzoli, que por muitos anos emprestou sua guitarra e seu bandolim à banda que acompanhava Gilberto Gil pelo Brasil e pelo mundo, sendo um dos únicos da banda a acompanhá-lo no histórico concerto da ONU, em 2003. O show acontece na Praça do Trenzinho, Campos Elíseos, com entrada franca. 

Aos 4 anos, Chiavazzoli começou a mostrar interesse pela música, tendo assim o seu primeiro contato com o violão, já demonstrando estreita relação com tal instrumento. Precocemente aos 7 anos, já participava do grupo de baile formado pela família. Aos 13, iniciou estudo de violão Clássico e Flamenco, com Paulo Roberto Leitão. Poucos anos depois preparava como professor, alunos que partiram para a carreira profissional, como músicos populares e clássicos. Com 20 anos, montou o primeiro Trio-Elétrico de Niterói. 

Nesta caminhada de universo tão abrangente, encantou-se por outros instrumentos, tornando-se um multi-instrumentista de cordas (violão, viola de 12, viola de 10, violão midi, cavaquinho, bandolim, banjo, guitarra baiana e guitarra). Em 1989, dividindo o palco com o cantor Zé Alexandre, tendo como diretor Oswaldo Montenegro que após ouvi-lo passar o repertório, convidou-o para a turnê de 1990, trabalhando então com o artista até 1996. 

Em 1997 foi convidado pelo guitarrista Celso Fonseca para substituí-lo na tour internacional "Quanta", tornando-se "Guitar Internacional Tour" de Gilberto Gil. Em 1998 foi convidado para o Trio-Eletrônico de Gilberto Gil. Desde então, sua guitarra acompanhou artistas como: Caetano Veloso, Djavan, Milton Nascimento, Gal Costa, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Elba Ramalho, Lulu Santos, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Dominguinhos, Carlinhos Brow e Margareth Menezes. Ainda em 1998, veio a tour pela África, Europa e Ásia, com Gilberto Gil, acompanhando nomes como Paralamas do Sucesso, Cheb Mamy, Yousson'Dour, Verônica Sabino. Produtor musical, arranjador e compositor de Musicas Instrumentais, em 2000 atuou como Co-produtor Musical do CD, "Eu, tu, eles" de Gilberto Gil. 

Em 2001, gravou o disco "Gil e Milton", participando da tour pelo Brasil e exterior. Foi um dos vencedores do "Projeto Itaú Cultural" com seu disco "Armando Todas". Em 2002 após assumir a direção musical do Expresso 2222 e do Gilberto Gil, seguiu em tour no show Kaya N’Gan Daya com apresentações na Europa, Estados Unidos, Ásia e Oceania. 

SERVIÇO

Sergio Chiavazzoli
Data: 21 de junho. sexta-feira
Horário: 20h

Local: Praça do Trenzinho, Campos Elíseos - Resende
ENTRADA GRATUITA