"Niterói Além da Ponte" leva atrações a Campos dos Goytacazes

A cidade de Campos dos Goytacazes, parceira do Projeto Niterói Além da Ponte, recebe nos dias 28 e 29 de junho, duas atrações musicais na Praça São Salvador. Na sexta-feira, às 18h, a banda Kapitu promete levar ao público seu som autoral repleto de referências do Rock, Blues e R'n'B. No sábado, às 11h, Rodrigo Bessa apresenta o repertório de seu mais recente trabalho, Catador de Poemas, a personificação dos poemas "catados" pelo autor, que melodicamente passeiam pelo pop, rock, reggae, xote, samba, samba-canção e fox-trot. 

O Projeto Niterói Além da Ponte, iniciativa da Prefeitura de Niterói que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim, a circulação de artistas por todo o Estado. Durante os eventos, acontece uma exposição fotográfica com trabalhos dos artistas niteroienses André Cyriaco, Aporé de Paula, Clever Felix, Lucília Dowslley e Nathalia Felix. 

Kapitu

Formada em 2008 por Yuri Corbal (guitarra e voz), Irlan Guimarães (baixo), Rafael Marcolino (bateria) e Eduardo Matos (guitarra), a banda de rock and blues Kapitu sempre teve como objetivo trabalhar músicas autorais, e desde então vem gravando e fazendo shows para se estabelecer na cena Rock, cada vez atingindo públicos maiores. Em 2012, a banda foi finalista do WebFestValda, realizado no Circo Voador, e Yuri Corbal levou o prêmio de melhor guitarrista do festival. 

Após 5 anos de trabalho, em 2013 gravaram o primeiro álbum, Utopia. No mesmo ano, a música "Não Deixe Amanhecer" é escolhida como tema da abertura do programa "Rota 51 ICE", apresentado por Bruno de Luca e divulgado pela internet. 

Experimentando novos sons, climas e arranjos, Vermelho, o segundo disco da banda é definitivamente um grande salto na sonoridade da banda. Gravado em 2015, o álbum também conta com as participações especiais de Gê Fonseca nos teclados e Lis Vanelle nos vocais adicionais. O show de lançamento foi realizado em Junho de 2015 no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói-RJ, com a casa praticamente lotada, registrando um dos maiores públicos num show de música autoral neste espaço. 

Em 2017, surge "Cenas do Cotidiano", a primeira música inédita lançada em um single de forma isolada. Inspirada  pelo  momento  social e político em que vivemos, não só em nosso país, mas no mundo de uma forma geral, a Kapitu traz no  instrumental o mesmo peso da letra, que tem como tema principal a violência que nossa sociedade sofre todos os dias. 

Rodrigo Bessa

Músico, cantor e compositor carioca, Rodrigo Bessa passeia com suas composições pelo Pop, Rock, MPB, buscando sempre uma mistura original para as gravações. Há 25 anos na estrada musical e premiado em diversos festivais nacionais da canção, como Festival de Alegre (ES) e FERA de Governador Valadares (MG), Bessa já se apresentou em inúmeros projetos da prefeitura de Niterói, como Arte na Rua, Teatro Popular, etc. 

Com a The Calangles Rock Band, já se apresentou em Liverpool no famoso Cavern Club, com a Banda Tal, viajou o país apresentando o CD "Que tal" e com o Bloco do Vigário, também viajou o país, abrindo shows de Cláudia Leite, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Jammil, etc. Hoje Rodrigo apresenta seu disco "Catador de Poemas" e é da equipe musical do programa "Lady night", da apresentadora Tatá Werneck, no canal Multishow. Além de músico, também é idealizador e realizador de eventos de grande porte, como o Festival Niterói Beatleweek. 

O Catador de Poemas, o mais recente trabalho, nasceu e cresceu embalado pela poesia. Quando amadureceu, virou música e se transformou num projeto que representa as asas de seus poemas para que eles alcancem voos mais altos e atinjam mais pessoas. 

Projeto "Niterói Além da Ponte"

Demanda histórica dos artistas de Niterói, o Projeto Niterói Além da Ponte levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a julho, sempre nos fins de semana (sexta a domingo). 

Maiores informações em www.niteroialemdaponte.com.br

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte

Kapitu
Data: 28 de junho, sexta-feira
Horário: 18h

Rodrigo Bessa
Data: 29 de junho, sábado
Horário: 11h

Local: Praça São Salvador - Campos dos Goytacazes
ENTRADA GRATUITA