O Projeto Niterói Além da Ponte desembarca na cidade de Búzios nos dias 07 e 08 de junho, sexta e sábado, com duas atrações musicais na Praça Santos Dumont. A Orquestra Jovem da Grota se apresenta na sexta, 07, às 19h, trazendo doze jovens entre 15 e 18 anos, em um concerto que perpassa do erudito ao Popular internacional e nacional. No sábado, às 19h, a cantora Mona Vilardo apresentando seu espetáculo "Mona canta Dalva", uma homenagem à Rainha do Rádio Dalva de Oliveira. 

Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos. Faz divisa com Cabo Frio, município do qual se tornou autônomo em 1995. A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro que alguns a chamam de "a Saint-Tropez brasileira". Búzios, com seus ventos fortes, é também muito procurada para a prática de iatismo e voo livre. 

Em meados do século XVII, Armação dos Búzios era uma pequena vila de pescadores, com cerca de vinte casas. Invadida por franceses e ingleses, tornou-se base de piratas, ponto de tráfico de pau-brasil e de desembarque ilegal de escravos africanos. Na Praia de Manguinhos, ainda pode-se apreciar o cais de pedra feito pelos escravos.  

A origem do turismo na região remete aos anos de 1940 e 1950, quando Búzios era apenas uma pacata aldeia de pescadores. No início, os turistas alugavam casas de pescadores. Aos poucos, o pacato vilarejo foi se transformando, à medida que ia sendo "descoberto" pelas elites do Rio de Janeiro e São Paulo.
Surgiram as primeiras casas de veraneio, concentradas, até a década de 1960, nas praias de Manguinhos e do atual Centro (praias do Canto e Armação).

O turismo passou realmente a se desenvolver a partir da "invasão argentina" no fim dos anos 1970, quando muitos argentinos abastados instalaram-se na região, compraram propriedades e estabeleceram residências e negócios. 

A cidade de Armação dos Búzios tem mais de 280 estabelecimentos gastronômicos, incluindo restaurantes e bares. Obviamente, por ser uma cidade litorânea, os frutos do mar são destaque, mas devido ao clima
cosmopolita da cidade aliado ao alto fluxo de turistas que chegam a bordo de cruzeiros, a cidade possui restaurantes italianos, franceses, orientais, além de outras nacionalidades. A oferta gastronômica da cidade vai desde pequenos estabelecimentos de pescadores até restaurantes de grandes resorts de luxo. No mês de Julho, é realizado o Festival Gastronômico de Búzios, onde muitos restaurantes oferecem seus pratos clássicos (ou alguns criados especialmente para o festival). 

Projeto "Niterói Além da Ponte"

Uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, o Projeto "Niterói Além da Ponte" tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim, a circulação de artistas por todo o Estado. Demanda histórica dos artistas da cidade, o projeto levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a julho, sempre as sextas e sábados. 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte

Orquestra Jovem da Grota
Data: 07 de junho, sexta-feira
Horário: 18h

Mona Vilardo
Data: 08 de junho, sábado
Horário: 19h

Local: Praça Santos Dumont - Búzios
ENTRADA GRATUITA

Artista: Orquestra Jovem da Grota  -  Categoria: Espetáculos

Praça Santos Dumont, Búzios
ENTRADA GRATUITA

Artista: Mona Vilardo  -  Categoria: Espetáculos