A cidade fluminense de Cachoeiras de Macacu recebe duas atrações do Projeto Niterói Além da Ponte, nos dias 31 de maio e 01 de junho. Na sexta-feira, às 21h, o quarteto Sambariah, grupo musical formado por 4 vozes femininas, violão e percussão, interpreta composições próprias e cria novos arranjos para outros compositores. No sábado, também às 21h, será a vez do cantor e compositor Lê Santana mostrar sucessos de grandes compositores brasileiros, como Djavan, Chico Buarque, Gonzaguinha, João Bosco, Baden Powell, além de Cartola, Marcio Proença, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. As apresentações acontecem na Praça Duque de Caxias. 

Habitado originalmente por índios Coroados e Puris, o povoamento criado no século XVI, com a ocupação das margens do Rio Macacu, passou à categoria de vila em 1647, com o nome de Santo Antônio de Sá. Em 1929, a comunidade passou a designar-se Cachoeiras de Macacu e a sua sede foi elevada à categoria de cidade. 

Num pequeno núcleo agrícola instalado ao redor da antiga Capela de Santo Antônio, denominado Santo Antônio de Casseribu, aproveitando a fertilidade natural dos solos, desenvolveram-se cultivos de mandioca, milho, cana-de-açúcar, arroz e feijão. Até 1930, além das lavouras de subsistência, Cachoeira de Macacu dependia diretamente das atividades da oficina da Estrada de Ferro Leopoldina, que se aproveitava da localização estratégica do município, usando-o como local de transbordo para a subida da serra. 

Firmando-se na atividade agropecuária, Cachoeiras de Macacu, hoje já começa a sofrer os efeitos do avanço das grandes cidades ao seu redor, na medida em que suas terras passaram a ser procuradas como área de sítios de lazer. Comporta, ainda, próximo ao seus limites com o Município de Guapimirim, um assentamento agrícola de grande importância chamado São José da Boa Morte, com uma extensão de quase duzentos km² e que recebeu este nome por causa de uma igreja construída na época colonial. Hoje, a igreja está em ruínas e é um dos principais pontos turísticos da região. 

Atualmente, o município tem se tornado uma atração para os praticantes do trekking, do montanhismo, do rapel e de outras modalidades de esportes radicais e de ecoturismo, sendo que parte do seu território encontra-se situado nos limites do Parque Estadual dos Três Picos. Outras importantes unidades de conservação criadas em Cachoeiras de Macacu foram a Reserva Ecológica de Guapiaçu em terras particulares e a área de proteção ambiental do Rio Macacu. 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte

Sambariah
Data: 31 de maio, sexta-feira
Horário: 21h

Lê Santana
Data: 1º de junho, sábado
Horário: 21h

Local: Praça Duque de Caxias - Cachoeira de Macacu
ENTRADA FRANCA

Artista: Sambariah  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA DUQUE DE CAXIAS - CACHOEIRAS DE MACACAU

Artista: Lê Santana  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA DUQUE DE CAXIAS - CACHOEIRAS DE MACACAU