O Projeto Niterói Além da Ponte desembarca no fim de semana (24 e 26 de maio), em Duque de Caxias. Na sexta-feira, 24, às 15h, no Teatro Municipal Raul Cortes, a trupe da Lobianco Produções promete divertir a garotada com o espetáculo "Dona Baratinha em tempos modernos", que traz uma versão modernizada da tradicional personagem da escritora Ana Maria Machado. Já no domingo, 26, também às 11h, o grupo Choro Malandro  mostra seu trabalho na Praça Roberto Silveira, no bairro de Jardim 25 de Agosto. 

Emancipado em 1943, o município de Duque de Caxias localiza-se na região conhecida como Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Sua população estimada em 2018 era de 914 383 habitantes, sendo assim o terceiro mais populoso do estado. 

No âmbito cultural, Duque de Caxias conta com o Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, no Centro. Na região central, também pode ser visitada a Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola e o Teatro Municipal Raul Cortez. A biblioteca contém aproximadamente 10.000 obras e o teatro tem capacidade para 440 espectadores.

Também no centro de Duque de Caxias está localizada a Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro, fundada em 1957 pelo trombonista Acácio de Araújo. Reconhecida em 2006 pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, o local também abriga o Cineclube Mate com Angu. A Câmara Municipal de Duque de Caxias abriga Teatro Procópio Ferreira e o Instituto Histórico Thomé Siqueira Barreto, que possui em seu acervo cerca de 6.000 reproduções fotográficas, mil documentos, 680 livros e periódicos, 1.700 jornais e 85 quadros. Entre as peças do acervo, estão um castiçal e uma imagem de Santo Antônio, remanescentes da antiga Igreja São João Batista de Traiaponga (hoje Santa Terezinha, no Parque Lafaiete), fotos da chegada da água encanada a Duque de Caxias, a construção da Fábrica Nacional de Motores, a visita de Juscelino Kubitschek à Refinaria de Duque de Caxias e o código de postura da Vila da Estrela de 1846.

O bairro de Jardim Gramacho foi cenário de dois documentários premiados internacionalmente. Estamira (2004) e Lixo extraordinário (2009) documentam a vida de catadores de material reciclável que trabalham no aterro sanitário localizado nesse bairro.

Projeto "Niterói Além da Ponte"

Uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, o Projeto "Niterói Além da Ponte" tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim, a circulação de artistas por todo o Estado. Demanda histórica dos artistas da cidade, o projeto levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a julho, sempre as sextas e sábados. 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte

Dona Baratinha em tempos modernos
Data: 24 de maio, sexta-feira
Horário: 15h
Local: Teatro Municipal Raul Cortes
End: Praça do Pacificador, S/N – Vila Meriti – Duque de Caxias

Choro Malandro
Data: 26 de maio, domingo
Horário: 11h
Local: Praça Mantiqueira, Parque Xerém - Duque de Caxias

ENTRADA GRATUITA

Artista: Dona Baratinha em Tempos Modernos  -  Categoria: Espetáculos

Praça Roberto Silveira, Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias

Artista: Choro Malandro  -  Categoria: Espetáculos

Praça Mantiqueira, Parque Xerém - Duque de Caxias