A cidade serrana de Nova Friburgo, parceira do Projeto Niterói Além da Ponte, recebe nos dias 31 de maio e 01 de junho, duas atrações musicais na Praça Getúlio Vargas. Na sexta-feira, às 16h, o pianista Marvio Ciribelli mostra sua influência da fase de ebulição da Bossa Nova e do Samba-Jazz, registrados em 18 CDs lançados ao longo de sua carreira. No sábado, às 14h, a banda Bow Bow Cogumelo apresenta o show que já animou palcos como o Circo Voador, Teatro Odisseia, Grito Rock, Festa Nacional da Música, dentre outros. 

Até 1755, a região da atual Nova Friburgo era habitada por índios goitacases e puris. Em 1818, o Rei Dom João VI, sentindo a necessidade de estreitar os laços de amizades com os povos germânicos, propôs uma colonização planejada de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, localidade de clima e características naturais semelhantes às de seu país de origem. Entre 1819 e 1820, a região foi colonizada por 265 famílias suíças, totalizando 1.458 imigrantes. Foi batizada pelos suíços com o nome de Nova Friburgo, em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias, Fribourg. 

Em janeiro de 1890, Nova Friburgo foi elevada à categoria de cidade, tendo sua população aumentado com a chegada de imigrantes italianos, portugueses e sírios. Em 1872, o Barão de Nova Friburgo trouxe, até a região, os trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina. O município tem um forte apelo para o ecoturismo devido à sua paisagem, aos seus rios e trilhas e aos seus lugares bucólicos. Considerada por muitos a "Capital nacional da Lingerie", Nova Friburgo é a segunda maior produtora de flores do Brasil. 

Nova Friburgo inaugurou em 2008 o Teatro Municipal Laércio Ventura, na Praça do Suspiro, no centro, que trouxe para a cidade e região grandes espetáculos teatrais, além de musicais e eventos em geral. Os artistas plásticos sempre expõem seus trabalhos no Centro de Artes, no centro, que se destaca não só pelo estilo de construção, mas pelos trabalhos divulgados. As crianças também participam da cultura friburguense por meio da Oficina Escola, com inúmeros cursos para a criançada aprender e mostrar os resultados para o público em geral. Nova Friburgo também conta com o Centro de Documentação Histórica Pró-Memória, com fotos e jornais que contam a história da cidade.

Entre os principais eventos culturais promovidos na cidade, podemos citar: Fevest - Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima, considerada a maior feira de moda íntima da América Latina; Festa de São Pedro, a tradicional festa no distrito de São Pedro da Serra, uma festa junina típica, ocorre sempre na semana do dia 29 de junho desde 1865; Festival de Queijos e Vinhos, anualmente realizado no Nova Friburgo Country Clube; Festival de Inverno, que acontece em meados de julho a início de agosto com shows musicais de diversos gêneros, espetáculos teatrais e de dança, concertos eruditos, mostras de cinema, literatura e atividades culturais diversas; Jogos Florais de Nova Friburgo, que acontecem há cinquenta anos; e Festa Suíça e Festival do Chocolate, em comemoração ao dia primeiro de agosto, data nacional da Suíça. 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte

Marvio Ciribelli
Data: 31 de maio, sexta-feira
Horário: 16h

Bow Bow Cogumelo
Data: 01 de junho, sábado
Horário: 14h

Local: Praça Getúlio Vargas - Nova Friburgo
ENTRADA GRATUITA

Artista: Marvio Ciribelli  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA GETÚLIO VARGAS - NOVA FRIBURGO

Artista: Bow Bow Cogumelo  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA GETÚLIO VARGAS -NOVA FRIBURGO