O cantor e compositor André Jamaica e a Comrua Cia de Dança são as atrações agendadas pelo "Projeto Niterói Além da Ponte" para o município de Nova Iguaçu. Na sexta-feira, 24 de maio, às 17h, a Praça Ruy Barbosa recebe o sambista, que na década de 1990, dava seus primeiros passos na carreira artística no Daniel's Bar, em Nova Iguaçu. Já no sábado, 25, às 11h, no mesmo local, a Comrua apresenta seu espetáculo "Ronco dos Motores", que explora as técnicas contemporânea e urbana da formação dos 8 bailarinos no palco. 

Historicamente uma "cidade dormitório", Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, vem mudando seu perfil sócio-econômico nos últimos anos. Além de um pujante parque industrial, possui centros de ensino e pesquisa, tais como o CEFET, SENAI, UFRRJ, UNIABEU e Unigranrio. Nova Iguaçu tem se tornado também um importante centro turístico da Região Metropolitana do Rio de janeiro. A Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Municipal configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto que a Serra do Vulcão, com a prática de voo livre, é um relevante ponto de visitação. O patrimônio histórico é constituído pelas ruínas de Iguaçu Velho e da Fazenda São Bernardino. 

Nova Iguaçu possui importantes centros de cultura, lazer e entretenimento. Inúmeros eventos culturais são realizados no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, órgão responsável por projetar a vida cultural iguaçuana. O SESC Nova Iguaçu; o Espaço Nós da Baixada (expansão do Projeto Nós do Morro); a Escola Livre de Cinema; o Espaço Fama de Teatro; Espaço Cultural Cássia Wood; e o Centro de Artes Villelarte garantem  um diversificado apoio à produção artística da cidade. 

Com uma década de existência o Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense (EncontrArte) traz anualmente por 10 dias, espetáculos de qualidade gratuitamente para a população da região. Antes da abertura das peças, acontecem performances de teatro e danças com artistas da Baixada com o intuito de realizar uma divulgação cada vez maior do "fazer artístico" das cidades que compõem os 13 municípios e que juntos somam quase 4 milhões de habitantes. 

Projeto "Niterói Além da Ponte"

Uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, o Projeto "Niterói Além da Ponte" tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim, a circulação de artistas por todo o Estado. Demanda histórica dos artistas da cidade, o projeto levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a julho, sempre as sextas e sábados. 

Aguarde Nova Data.

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte