A cidade de Resende, parceira do Projeto Niterói Além da Ponte, recebe no mês de junho duas atrações musicais na Praça do Trenzinho, no bairro Campos Elíseos. Na sexta-feira, 21 de junho, às 20h, o instrumentista Sérgio Chiavazzoli, que por muitos anos emprestou sua guitarra e seu bandolim à banda que acompanhava Gilberto Gil pelo Brasil e pelo mundo. No sábado, 22, às 11h, o compositor e trompetista Silvério Pontes apresenta um show que tem como inspiração, seu primeiro CD autoral, intitulado "Reencontro". 

Localizada às margens do Rio Paraíba do Sul e da Rodovia Presidente Dutra, Resende era habitada originalmente por índios Puris, que a chamavam Timburibá. O desenvolvimento do lugar foi rápido, devido a fatores como estar a meio caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo, além da proximidade com a capitania de Minas Gerais. Rapidamente, já possuía fábricas de anil, açúcar e plantações variadas. Em 1770, trouxeram-se as primeiras mudas de café, que teve seu plantio incentivado no local. No dia 29 de setembro de 1801, foi instalada a vila de Resende, por ato do 13º vice-Rei e segundo conde de Resende, general José Luís de Castro. 

Principal polo do chamado Ciclo do Café do Vale do Paraíba, em 1848 Resende elevou seu status de vila a cidade. Por volta de 1850, houve a crise do café, o que fez com que, com o tempo, as fazendas diversificassem a sua produção. 

Resende é a capital da Região das Agulhas Negras, conhecida nacionalmente e internacionalmente pelos seus relevos montanhosos, cachoeiras, rios cristalinos, fauna e flora e segundo polo turístico mais visitado do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a capital. O Parque Nacional Itatiaia, localizado em Itatiaia e em Resende, é a mais antiga unidade de conservação do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Vizinha ao Parque, Visconde de Mauá, distrito que teve colonização alemã no início do século XX e "invasão" dos hippies nos anos 1970, conta com paisagem alpina, cachoeiras, locais para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas e mountain bike, além de diversificada gastronomia. 

O Centro Histórico de Resende possui diversos casarões, praças, pontes e igrejas do século XIX. O mais bem conservado é a Fazenda do Castelo, localizada na área urbana. Concluída em 1835, em estilo neo-romântico, com 26 cômodos e 650 m² de área construída, foi sede de uma fazenda de café com mais de mil alqueires de extensão. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 12 de maio de 1747 e foi inaugurada em 1813. Sofreu algumas reformas, mas ainda conserva em seu acervo algumas peças da época de sua construção. Há uma imagem de Santana e Nossa Senhora Menina em madeira e de tamanho natural. A Ponte Nilo Peçanha, construída entre 1902 e inaugurada em 1905, atualmente é usada para a travessia de pedestres sobre o Rio Paraíba do Sul. É uma ponte de estrutura metálica pré-fabricada, importada da Bélgica. Forma, hoje, em conjunto com a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, um marco da cidade. 

Importante patrimônio histórico e cultural do município, o Cine Teatro Vitória, com capacidade para 1.200 pessoas, fica localizado no Centro Histórico. Nele, é realizado, anualmente, o Festival de Teatro de Resende (Fester). Há ainda o Teatro General Médici, construído em 1943 e que possui bela riqueza arquitetônica. A vida cultural da cidade foi enriquecida com a inauguração do moderno Teatro Novo, em 1988, o maior teatro acadêmico da América Latina, com capacidade para 2.884. Entre os museus, se destacam o Museu da Imagem e do Som, localizado na Fundação da Cultura Macedo Miranda; o Museu de Arte Moderna; o Museu Militar da Academia Militar das Agulhas Negras; o Arquivo Histórico Municipal de Resende; e a Casa da Cultura Macedo Miranda reúne importante acervo cultural e promove atividades diversas o ano todo. 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte

Sérgio Chiavazzoli
Data: 21 de junho, sexta-feira
Horário: 20h

Silvério Pontes
Data: 22 de junho, sábado
Horário: 11h

Local: Praça do Trenzinho, bairro Campos Elíseos - Resende
ENTRADA GRATUITA

Artista: Sergio Chiavazzoli  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA DO TRENZINHO - RESENDE

Artista: Silvério Pontes  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA DO TRENZINHO - RESENDE