A Concha Acústica de Rio das Ostras, cidade fluminense da Região dos Lagos, recebe nos dias 07 e 08 de junho, sexta e sábado, duas atrações do Projeto Niterói Além da Ponte. Na sexta-feira, 07, às 21h, o Duo formado por Marcelo Martins e Marcos Nimrichter apresenta um repertório de Jazz e MPB. No sábado, 08, às 21h, o baterista Claudio Infante e a cantora Taryn prometem um espetáculo recheado de clássicos de jazz e blues. 

Distrito de Casimiro de Abreu até 1992, Rio das Ostras é uma cidade da Região dos lagos fluminense. Habitada pelos índios Tamoios e Goitacases, Rio das Ostras tinha no século XVII a denominação de Rio Leripe (molusco ou ostra grande). Parte das terras foi delimitada com dois marcos de pedra, colocados em Itapebussus e na barreta do rio Leripe, com a insígnia do Colégio dos Jesuítas.

Os índios e os jesuítas deixaram suas marcas nas obras erguidas, como o da antiga igreja de Nossa Senhora da Conceição, o poço de pedras e o cemitério. Após a expulsão dos jesuítas no ano de 1759, a igreja foi terminada no final do século XVIII, provavelmente pelos Beneditinos e Carmelitas e no fim dos anos 1940 desmoronou totalmente sem restar ruínas. Uma nova igreja então foi construída, próximo ao local onde se situava a primeira.

Entre os pontos turísticos mais visitados estão: a Figueira Centenária, onde Dom Pedro II se sentou à sua sombra para descansar; a Casa da Cultura, que possui valor histórico e cultural avaliado e estimado pelo Inepac; o Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, com sua exposição de peças catalogadas pela época, origem e denominação em reconstituição da pré-história desta região; o Centro Ferroviário de Cultura de Rocha Leão, estação centenária que faz parte da linha que liga Barão de Mauá a Vitória; Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição, construído em meados do século XVIII, por mão-de-obra escrava, era a fonte de água à beira-mar; e a Praça da Baleia, área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia-jubarte com 20 metros de comprimento, toda estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão, feita pelo artista plástico, Roberto Sá, conhecido internacionalmente pelas esculturas hiper-realistas. 

Rio das Ostras hoje é internacionalmente conhecida pelo seu Jazz & Blues Festival, que acontece anualmente no Feriado de Corpus Christi. 

Projeto "Niterói Além da Ponte"

Uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, o Projeto "Niterói Além da Ponte" tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim, a circulação de artistas por todo o Estado. Demanda histórica dos artistas da cidade, o projeto levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a julho, sempre as sextas e sábados. 

 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte

Duo Marcelo Martins
Data: 07 de junho, sexta-feira
Horário: 21h

Taryn e Cláudio Infante
Data: 08 de junho, sábado
Horário: 21h

Local: Concha Acústica - Rio das Ostras
End: Praça São Pedro, 83
ENTRADA GRATUITA

Artista: Duo Marcelo Martins  -  Categoria: Espetáculos

CONCHA ACÚSTICA DE RIO DAS OSTRAS , PRAÇA SÃO PEDRO 83 -RIO DAS OSTRAS

Artista: Taryn e Cláudio Infante  -  Categoria: Espetáculos

CONCHA ACÚSTICA DE RIO DAS OSTRAS ,PRAÇA SÃO PEDRO 83 - RIO DAS OSTRAS