Vizinha de Niterói, São Gonçalo é uma das cidades parceiras do Projeto Niterói Além da Ponte. Escolhida como palco das atrações, a Praça Zé do Garoto, no centro da cidade, recebe no dia 25 de maio, sábado, a Orquestra La Salle, que está comemorando 62 anos de atividades na formação musical dos alunos do Colégio La Salle Abel, na Zona Sul de Niterói. No sábado 13 de julho, às 18h, será a vez da apresentação da peça "SHAKESPEARE, William", espetáculo teatral que participou das comemorações mundiais dos 400 anos da morte do maior autor de teatro de todos os tempos. 

As terras de São Gonçalo foram doadas em 1579 para o nobre Gonçalo Gonçalves, que mandou construir uma capela em homenagem ao santo de mesmo nome. A capela, que ficou pronta em 1647, foi o marco original da cidade, e deu lugar à Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. A partir de então, São Gonçalo é considerada freguesia de Niterói. O território era habitado por índios tamoios, e em meados do século XVII os jesuítas chegaram ao local. Foi emancipada em 1890. 

Segundo município mais populoso do Estado do Rio, atrás apenas da capital do estado, São Gonçalo foi inicialmente ocupada por jesuítas, que construíram a majestosa Fazenda Colubandê, mas depois deles vieram os sambistas, os nordestinos, os grafiteiros, skatistas, músicos, poetas. Ganhando as avenidas, com a Porto da Pedra encabeçando o carnaval fluminense, ganhando as lonas, pois de lá saiu Carequinha, o palhaço mais conhecido do Brasil. Dos meninos que aprendem os passos do break no Observatório do Hip Hop aos veteranos da Velha Guarda presidida por Dona Olinda, todos fazem da cidade múltipla um espetáculo único.

Entre os principais equipamentos culturais da cidade, estão o Teatro George Savalla Gomes, também conhecido como Teatro Carequinha, considerado o teatro municipal da cidade; a Casa das Artes Villa Real, inaugurada em 1999 para abrigar exposições de artistas plásticos da região; a Lona Cultural Lídia Maria da Silva, criada em 2003, que conta com espaço para cerca de 150 pessoas sentadas na arquibancada e 300 em pé sob o espaço da lona; e o SESC São Gonçalo, que tem uma sala de exposições, um teatro com capacidade para cerca de 350 pessoas e uma sala de cinema com 90 lugares, que apresenta filmes e debates relacionados à programação cultural mensal da unidade, com cunho mais educativo. 

Projeto "Niterói Além da Ponte"

Uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, o Projeto "Niterói Além da Ponte" tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim, a circulação de artistas por todo o Estado. Demanda histórica dos artistas da cidade, o projeto levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a julho, sempre as sextas e sábados. 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte em São Gonçalo

Orquestra La Salle
Data: 25 de maio, sábado
Horário: 11h

SHAKESPEARE, William (teatro)
Data: 13 de julho, sábado
Horário: 18h

Local: Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto)
End: Duas entradas: uma pela Rua Vereador Clemente Souza e Silva e outra pela Rua Cel. Serrado.
ENTRADA GRATUITA

Artista: Orquestra La Salle Infanto Juvenil  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA ZÉ GAROTO- SÃO GONÇALO

Artista: SHAKESPEARE, William  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA ZÉ GAROTO- SÃO GONÇALO