Como uma das parceiras do Projeto Niterói Além da Ponte, São Pedro da Aldeia, histórico município da Região dos Lagos fluminense, recebe no mês de julho duas atrações musicais que são sucesso de público em Niterói. No dia 05 de julho, sexta-feira, às 19h, a banda Facção Caipira ousa ao misturar o Stoner Rock com o Brega, passeando pela MPB e Blues com pitadas brasileiras de frevo, marchinhas e outros atrevimentos. No sábado, 06, às 19h, a cantora Alice Serrano e seu grupo de sambistas se reúnem para apresentar um repertório que inclui Cartola, Candeia, Nelson Cavaquinho, Ataulfo Alves, Noel Rosa, Dorival Caymmi, João Bosco, Chico Buarque, Paulinho da Viola, D. Ivone Lara, Martinho da Vila, Jorge Aragão entre outros. 

O núcleo original da Aldeia de São Pedro do Cabo Frio foi constituído, em 1617, por 500 índios já catequizados, trazidos do Espírito Santo, da aldeia de Reritiba, na qual havia exercido o sacerdócio o padre José de Anchieta. Para ter uma ideia do crescimento da aldeia, em 1689, a aldeia tinha três vezes a população de Niterói. 

Seguindo a vocação da região abundante em vento e sol, São Pedro da Aldeia teve como principal atividade econômica, desde a época do Brasil Colônia, a extração de sal marinho, contrariando inicialmente o Império Português, que detinha o monopólio do comércio da especiaria. Contudo a atividade decaiu com a competição com o sal do Rio Grande do Norte e com a ajuda da especulação imobiliária gerada pelo turismo.

São Pedro da Aldeia é um dos principais centros históricos e culturais do Estado do Rio. Abriga monumentos de grande importância como a Casa da Flor e igrejas construídas pelos padres na fundação da aldeia, como a Igreja Matriz de São Pedro, todas tombadas pelo Patrimônio histórico. Também sedia museus de grande importância, como o único Museu da Aviação Naval do Brasil, e, em fase de conclusão, o Museu ferroviário da Região dos Lagos na Antiga estação São Pedro, que está sendo implementado pelo IPHAN. 

A Casa dos Azulejos é um imóvel em estilo colonial construído pela família do fazendeiro português de Feliciano Gonçalves Negreiro no ano de 1847. O material utilizado na construção foi argamassa de argila, conchas e óleo de baleia, com telhas do tipo que os escravos modelavam uma a uma sobre suas coxas, além de um revestimento em azulejos fabricados em Portugal, fato que tornou o imóvel característico e requintado. Recebeu visitas ilustres, sendo uma delas a herdeira do trono do Império do Brasil, a Princesa Isabel e seu marido Gastão de Orléans, o Conde D'EU. 

O Teatro Átila Costa é o maior teatro da Região dos Lagos, possui uma área de 1.330,26m², a caixa cênica do teatro foi elaborada por José Dias, o qual foi consultor técnico responsável pela reforma do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na reforma de 2009-2010. Possui "palco italiano" com 14x8m, capacidade para 404 lugares e uma Escola de Artes, com quatro grandes salas para oficinas, salas de som e iluminação e banheiros. O salão de entrada é amplo e abriga exposições de artes plásticas. 

 

SERVIÇO

Niterói Além da Ponte

Facção Caipira
Data: 05 de julho, sexta-feira
Horário: 19h

Alice Serrano
Data: 06 de julho, sábado
Horário: 19h

Local: Praça das Águas - Bom Jesus do Itabapoana
End: Avenida São Pedro 322, Centro
ENTRADA GRATUITA

Artista: Facção Caipira  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA HEMÓGENES FREIRE DA COSTA /PRAÇA DAS AGÚAS -AVENIDA SÃO PEDRO 322, CENTRO

Artista: Alice Serrano  -  Categoria: Espetáculos

PRAÇA GOVERNADOR PORTELA