O Projeto "Niterói Além da Ponte" é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando a circulação de artistas por todo o Estado. 

O Projeto levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a julho, sempre as sextas e sábados. Artistas e bandas como Orquestra Jovem da Grota, Chico Batera, Claudio Infante, Marcelo Martins, Marcos Hasselman, Claudio Infante, Taryn, Facção Caipira, Júlia Vargas, Os Lobos, Marcos Nimrichter, Sérgio Chiavazzoli, Silvério Pontes e The Calngles Rock Band, além de Orquestras, Companhias de teatro e a Comrua Companhia de Dança, participam desse roteiro que inclui cidades como Búzios, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Macaé, Paraty, São Pedro da Aldeia, Resende, São Pedro da Aldeia, entre outras. 

Por Niterói ser uma cidade vocacionada a produzir talentos artísticos, a Secretaria Municipal das Culturas – SMC e a Fundação de Arte de Niterói – FAN conduzem programas e projetos, que fomentam a cultura e promovem os artistas da cidade. Para isso, administra diversos equipamentos culturais da cidade, dentre os quais, o Teatro Municipal João Caetano, inaugurado em 1842, que foi um dos pioneiros na arte dramática brasileira; a Sala Carlos Couto; o Teatro Popular Oscar Niemeyer; a Biblioteca Parque; o Solar do Jambeiro; o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; e o Museu Janete Costa de Arte Popular, além do internacionalmente conhecido Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC Niterói, considerado por revistas especializadas como a oitava maravilha do mundo moderno, e que recebe em média 100.000 visitantes ao ano. 

Além destas Unidades Culturais, a Secretaria também mantém os selos Niterói Discos, Niterói Filmes, a Editora Niterói Livros, além de Projetos de inclusão social como "Cultura Viva", "Ações Locais", e, na área audiovisual, Editais de fomento de Áudio Visual, em Convênio com o Ministério da Cultura. Um pouco do que é produzido nesta efervescência cultural, é o que está sendo levado aos municípios pelo "Niterói Além da Ponte".