O Projeto "Niterói Além da Ponte" é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e Fundação de Arte de Niterói (FAN), que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando a circulação de artistas por todo o Estado. Tem início no dia 17 de maio e segue até 13 de julho.

A iniciativa levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a julho, sempre nos fins de semana (sexta a domingo). Artistas e bandas como Orquestra de Jovens da Grota, Chico Batera, Claudio Infante, Taryn, Marcos Halssemann, Facção Caipira, Júlia Vargas, Mona Vilardo, Os Lobos, Sérgio Chiavazzoli, Silvério Pontes e The Calangles Rock Band participam desse roteiro que inclui cidades como Duque de Caxias, Búzios, Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Macaé, Paraty, Resende, São Pedro da Aldeia, entre outras. 

Na sexta-feira, 03 de maio, aconteceu no Museu de Arte Contemporânea - MacNiterói, o lançamento do projeto, que contou com a presença dos artistas, representantes das cidades de Búzios, São Pedro da Aldeia, Quissamã, Bom Jesus do Itabapoana, Nova Iguacu, São Gonçalo e Rio das Ostras, além de autoridades de Niterói. O deputado Chico D'Ângelo, autor da emenda parlamentar que ajudou a tornar realidade o projeto falou para a plateia sobre a importância dessa integração cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro.